[Especial] Toby Gard

    Compartilhe
    avatar
    Joana
    Admin
    Admin

    Feminino Número de Mensagens : 177
    Idade : 28
    Localização : Inglaterra
    Pontos : 222
    Data de inscrição : 03/02/2009

    [Especial] Toby Gard

    Mensagem por Joana em Qui 25 Jun 2009, 16:15

    Especial Toby Gard
    Lara's Backpack
    Escrito por Joana- 25 de Junho de 2009


    Toby Gard com Karima Adebibe - Tomb Raider Legend
    Este homem talvez seja um herói, para nos os fans de Tomb Raider, embora nunca muito tenha sido sobre ele, talvez por sua decisão própria não mostra muito a cara, ou talvez porque o seu papel tenha caído no esquecimento de muitos de noz, e é aqui que quero mostrar a importância deste homem não só para o desenvolvimento da serie, mas para o nascimento da mesma.
    Criou uma das personagens mais populares da indústria dos videojogos em 1995, contradizendo o que se exigia na altura. Após ter produzido o primeiro jogo, saiu da equipa que deu continuidade a serie e só regressou como consultor na produção de Tomb Raider Legend, numa diferente produtora, Crystal Dynamics. Depressa provou a sua importância na sua colaboração, tendo Legend trazido de volta o conceito Tomb Raider que entretanto se tinha perdido com os lançamentos de jogos menos conseguidos.

    “Após ter produzido o primeiro jogo, saiu da equipa que deu continuidade a serie e só regressou como consultor na produção de Tomb Raider Legend”

    Toby teve a ideia de fazer um novo estilo de jogo, totalmente em 3D, onde teríamos acesso a uma espécie de filme interactivo. Então Toby pôs mãos á obra. Enquanto trabalhava na Core Design na posição de Designer de jogos, Toby desenhou todo o jogo Tomb Raider em 1995, assim como a nossa heroína Lara Croft. Para além disso coordenava o design de níveis e construiu e animou a maior parte dos movimentos da maior parte das personagens, incluindo a própria Lara Croft e desenhou também os cutscenes de cada nível, fazendo assim com que se parecesse um filme dinâmico.

    Mas nem tudo correu como previsto. Antes de Lara ter sido desenhada, uma espécie de indiana Jones foi imaginado, e claro a Core não poderia aceitar algo, devido a direitos de autor. Toby trabalhou imenso na personagem, sempre mantendo uma personagem com espírito aventureiro e ladrão de artefactos. Movimentos ginastas, armas de fogo e, bem, uma mulher nasceram – Lura Cruz. Tal nome gerava confusão com a história de Lara – um nome tão tipicamente americano numa rapariga tipicamente inglesa, com educação privilegiada e sotaque requintado. Toby pega então num lista telefónica, e Lara Croft saltou-lhe á vista, dando então o nome á sua criação – Lara Croft tinha nascido.

    “Toby trabalhou imenso na personagem, sempre mantendo uma personagem com espírito aventureiro e ladrão de artefactos”

    Toby orgulhara-se então do que criara, mas a Core estava a mostrar uma imagem de Lara que Toby nunca queria:
    “Lara não é do tipo de mulher que pousaria para Maxim ou outras revistas para homens” Afirma Gard
    Foi então que, depois de Tomb Raider 1 ter sido publicado, Toby abandona o projecto Tomb Raider e Core design em 1997, e começa a trabalhar na Confounding Factor como Director de Estúdio em 1998. Toby trabalhou lá até Junho de 2004, quando voltou para a Eidos em Agosto do mesmo ano como Consultante de jogos, trabalhando no “novo” Tomb Raider Legend. Toby conseguiu repor as origens de Lara, e os fans não poderiam ter pedido mais. Com um pouco de sorte, teremos uma Lara forte como Toby sempre imaginou, e não uma mulher superficial.

    Pelo que parece ainda vamos ouvir muito de Toby nos próximos jogos, uma ideia que torna os fans bastante contentes, pois quem melhor para controlar a serie do que o seu próprio criador?




    Última edição por Joana em Qui 25 Jun 2009, 16:16, editado 1 vez(es)
    avatar
    Joana
    Admin
    Admin

    Feminino Número de Mensagens : 177
    Idade : 28
    Localização : Inglaterra
    Pontos : 222
    Data de inscrição : 03/02/2009

    Re: [Especial] Toby Gard

    Mensagem por Joana em Qui 25 Jun 2009, 16:16

    Entrevista - Breve

      Data/hora atual: Qui 19 Out 2017, 04:09