Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2 participantes

    [Entrada de blog] Toby Gard reflecte

    Joana
    Joana
    Admin
    Admin


    Feminino Número de Mensagens : 177
    Idade : 35
    Localização : Inglaterra
    Pontos : 222
    Data de inscrição : 03/02/2009

    [Entrada de blog] Toby Gard reflecte Empty [Entrada de blog] Toby Gard reflecte

    Mensagem por Joana Sáb 26 Set 2009, 11:40

    Crédito: Lara's Backpack

    [Entrada de blog] Toby Gard reflecte Gard002

    Recentemente, Toby escreve no seu blog algo bastante interessante, sobre o seu trabalho como criador de Lara Croft.

    Tens esta ideia para um jogo, que acreditas que poderia ser grande, enorme até. Tens a habilidade de fazer com que o pessoal da equipa faça a tua ideia tornar-se no que pensaste.

    Mas irás beneficiar os direitos de autor do seu trabalho?

    A propriedade intelectual do teu jogo irá pertencer á editora. Benefícios de merchandising, utilizando a ideia em vários termos de média e licenciamento, tudo isto irá para a editora, não o autor. Mesmo que sejas dono do estúdio de desenvolvimento, a tua posição não irá ser a melhor. Podes negociar a distribuição dos benefícios mas o mais provável é que não irás assegurar os direitos deles, a não ser que te auto-financies.

    O argumento da editora é: A editora que paga o dinheiro do marketing, para tornar o produto bem sucedido, e é o marketing que vai tornar o produto famoso não o jogo em si. A editora está em cargo de pagar para expandir a marca e supõem que todos os bónus são para eles por fazerem tal coisa.

    Agora pode-se argumentar que os criadores e os líderes do projecto também não são os responsáveis; é o todo de uma equipa que faz o jogo tornar-se no que é. Isto é absolutamente verdade, mas eles provavelmente irão partilhar menos do sucesso.