Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2 participantes

    [Entrada de blog] Toby Gard reflecte

    Joana
    Joana
    Admin
    Admin


    Feminino Número de Mensagens : 177
    Idade : 35
    Localização : Inglaterra
    Pontos : 222
    Data de inscrição : 03/02/2009

    [Entrada de blog] Toby Gard reflecte Empty [Entrada de blog] Toby Gard reflecte

    Mensagem por Joana Sáb 26 Set 2009, 11:40

    Crédito: Lara's Backpack

    [Entrada de blog] Toby Gard reflecte Gard002

    Recentemente, Toby escreve no seu blog algo bastante interessante, sobre o seu trabalho como criador de Lara Croft.

    Tens esta ideia para um jogo, que acreditas que poderia ser grande, enorme até. Tens a habilidade de fazer com que o pessoal da equipa faça a tua ideia tornar-se no que pensaste.

    Mas irás beneficiar os direitos de autor do seu trabalho?

    A propriedade intelectual do teu jogo irá pertencer á editora. Benefícios de merchandising, utilizando a ideia em vários termos de média e licenciamento, tudo isto irá para a editora, não o autor. Mesmo que sejas dono do estúdio de desenvolvimento, a tua posição não irá ser a melhor. Podes negociar a distribuição dos benefícios mas o mais provável é que não irás assegurar os direitos deles, a não ser que te auto-financies.

    O argumento da editora é: A editora que paga o dinheiro do marketing, para tornar o produto bem sucedido, e é o marketing que vai tornar o produto famoso não o jogo em si. A editora está em cargo de pagar para expandir a marca e supõem que todos os bónus são para eles por fazerem tal coisa.

    Agora pode-se argumentar que os criadores e os líderes do projecto também não são os responsáveis; é o todo de uma equipa que faz o jogo tornar-se no que é. Isto é absolutamente verdade, mas eles provavelmente irão partilhar menos do sucesso.

    A questão é, como e que podes, como designer, programador ou artista, beneficiar do teu trabalho para além de um cheque?

    Há estúdios que cresceram bem monetariamente para definir os seus próprios termos. Os que conseguem fazer isso são controlados por homens de negócios astutos e é ai que reside a resposta; um trabalhador criativo que não é um grande homem de negócios irá sempre ser aproveitado pelas pessoas que têm o dinheiro.

    Isso quer dizer que as ideias são inúteis? Ouvi alguns homens de negócios discutirem que é esse mesmo problema. Ideias, pelo que eu ouço, são coisas que toda a gente tem. Há um afluxo de jovens cheios de ideias, dispostos a dá-las, apenas para ter a oportunidade de fazerem o que querem fazer.

    Mas o que isto faz a industria como um todo?

    Faz com que vários desenvolvedores que eu conheci manterem as ideias para si mesmo. Centenas de potenciais ideias brilhantes para o jogo nunca iram ver a luz do dia porque não há nenhuma maneira de realizar as ideias sem que o criador seja deixado para trás.

    O caminho para editar, para manter o direito ás tuas ideias, apenas se considera para os que se podem auto financiar, ou para os que conseguem construir um plano de negócios que contorna o objectivo final do processo de desenvolvimento de jogos. O desenvolvimento de iPhone é um dos exemplos.

    A industria dos filmes trabalha um pouco diferente. Muitos do elenco e da equipa têm direito a ofertas e são honrados vários anos após a saída do filme. Os escritores, actores e artistas que trabalharam no filme beneficiam directamente do seu sucesso. Nunca ouvi na indústria dos jogos que continua a dar crédito aos ex-trabalhadores, e poucos prometem tal coisa. Quando eu era o líder, todos os meus trabalhadores recebiam um acordo de crédito, que prometia dar-lhes o devido crédito pelas suas criações, mesmo depois de saírem da equipa (com a condição se acabassem o projecto claro) e claro essa posição nunca fez dinheiro (o que foi culpa minha) e infelizmente não lhes fez bem nenhum. Mas pelo menos foi uma tentativa para ser mais justo.

    As pessoas chamam a indústria dos jogos jovem, e neste respeito que acho que apenas mostra ser imatura. Não recompensando o pessoal criativo que fazem os jogos, é provavelmente uma das razoes pela qual a originalidade e tão complicada de encontrar quando vais a tua loja local de jogos.

    Google esperam que os seus empregados tenham os seus próprios projectos, esperam que o pessoal encontre uma pequena percentagem do seu tempo de trabalho para desenvolverem novas ideias. Se o Google utilizar essas ideias, podem tornar-se grande bónus para os indivíduos que as inventaram.

    Talvez algo semelhante ajudaria a abrir as portas da criatividade que eu acho que estão bloqueadas pela indústria do presente.

    Audrey Santos
    Audrey Santos
    The Godfather
    The Godfather


    Masculino Número de Mensagens : 141
    Idade : 35
    Pontos : 240
    Data de inscrição : 25/02/2009

    [Entrada de blog] Toby Gard reflecte Empty Re: [Entrada de blog] Toby Gard reflecte

    Mensagem por Audrey Santos Dom 11 Out 2009, 10:58

    Tomara que a série não perca de vez o espírito de aventura dos primeiros games! Surprised

      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 09:25