Livingstone deu a confirmação final de que a Eidos está trabalhando duro no Tomb Raider 9. Assim como nos três últimos jogos da franquia, esse mudará completamente o modo de como as pessoas pensam de Lara Croft: "O próximo Tomb Raider. eu acredito, irá surpreender muitas pessoas e revigorar a série. Há alguns elementos incríveis que estamos preparando para o próximo Tomb Raider que fará você dizer: 'Oh Lara, eu realmente te amo!'"
Livingstone fala também sobre a popularidade da série: "Como uma franquia, eu não acho mesmo que Lara Croft está decaindo. Na verdade, sua popularidade continua a subir.' Ele vai além e compara a resposta da crítica e do público de Lara à James Bond. 'Se você ver os filmes, James Bond sobrevive há 40 anos. Nem todos os filmes foram bons, mas o personagem continua forte."
Ainda falando sobre Tomb Raider, ele respondeu tambem às comparações com Uncharted: "Eu acho que não é certo comparar Drake's Fortune e Lara Croft. Claro, eles são personagens solo em jogos de ação, mas Uncharted é todo baseado numa ilha e em combates, enquanto Tomb Raider não é focado no combate; é sobre quebra-cabeças, exploração, e descobertas, e vai à muito mais regiões do que uma ilha. Eu acho que Uncharted, para mim, pende mais para o lado de Gears Of War do que para o de TR. É um grande jogo, mas acho que Tomb Raider é um estilo diferente, e é um jogo igualmente, senão de melhor qualidade do que Uncharted."
A última notícia dada sobre TR9 foi em janeiro. Para refrescar a memória dos que esqueceram...:
EIDOS QUER REFORMULAR LARA CROFT (Janeiro de 2009)
(Fonte: Lara Croft Brasil)
Lara Croft vai receber uma nova maquiagem depois da queda de popularidade e vendas nos EUA. A publicadora foi obrigada a dizer que as vendas foram 20 milhões de euros menores do que esperadas.
Eidos está planejando revisar seu visual e jogatina em suas próximas aventuras, no qual haverão esforços para transformá-la mais ‘amiga do público feminino’, tentando aumentar as vendas da arqueologista.
Robert Brent, o chefe de finanças da Eidos, disse: “Nós precisamos olhar para tudo, quando formos produzir o próximo game. Olhe como Batman mudou com sucesso. Do personagem triste de Michael Keaton para o estilo fortão de ‘O Cavaleiro das Trevas’.
A última aventura da musa, Tomb Raider: Underworld vendeu 1,5 milhões de cópias nas primeiras 6 semanas, 500.000 a menos do que era esperado, em um tempo em que os jogos estão vendendo igual água.
Eidos esperava em cerca de 180 e 200 milhões de euros para esse ano, mas agora vê uma queda para 160 e 180 milhões.
Já faz 12 anos que Lara Croft entrou em cena, mas depois de 8 jogos, a pressão comercial em cima dela é gigante.
A queda foi devido aos baixos volumes e preços, e tudo mais difícil, com os jogos para ‘homens’ como Call of Duty, buscando atenção no mercado.
Piers Harding-Rolls, um analista da Screen Dygest, disse: ‘Lara ainda é recebida com muita afeição na Inglaterra e Europa, mas as sagas não ficam necessariamente por aí para sempre. O mercado na América é muito competitivo, e se o jogo não vende, as lojas simplesmente o estocam”.
Lara foi históricamente a maior propriedade da Eidos – e porta-bandeiras dos jogos de computador da Europa – mas Underworld não vai bater as vendas dos lançamentos anteriores. Legend vendeu mais de 3 milhões de cópias, enquanto Underworld não chegou nem em 2 milhões.
Brend disse: “Na Europa foi ótimo, mas na América não foi como esperado. Você espera que as vendas de um TR fiquem dividas entre Europa e EUA, mas no último, isso foi muito menor.”
Eidos avisou que, devidos as vendas ‘poucas’ vai ter que re-negociar com os bancos no qual pegou dinheiro emprestado. E todas as fichas estão no próximo jogo da empresa, Batman.
Os problemas nos EUA foram surpresas, devido ao contrato novo da Eidos com a Warner, eram esperadas coisas melhores.
A Warner tem 20% das ações da Eidos, mas isso não ajudou a empresa a lidar com os jogos de computador hoje em dia.
Saíram boatos, também esse ano, de que TR9 já estaria em produção há aproximadamente um ano. A informação foi dada por um suposto funcionário da Eidos, porém não foi confirmada. Ainda nesse ano, foi publicada por Keir no TRForums uma imagem misteriosa:
“Lara, as câmeras de segurança te flagaram escalando o cano de drenagem no meio da noite, Lara. A sala de treinamento não é desafiadora o bastante? Z.”
Seria algo relacionado ao Tomb Raider 9?